O Objetivo dessa postagem, é estimular, informar e incentivar os leitores a adotar ações sustentáveis no dia a dia.
Cozinhar com temperos fresquinhos colhidos na hora e servir a entrada do jantar com uma salada tirada do pé: tudo isso sem sair de casa, em plena área urbana. O truque aqui é muito barato e pode ser feito em qualquer lugar, basta uma parede ociosa e um pouco de sol.
A vantagem de plantar dentro de casa, mesmo morando em um "apertamento", é que você sabe exatamente o que tem ali. Consumir um alimento livre de agrotóxicos e ainda desenvolver uma relação direta com a terra.
Para iniciar sua horta, você vai precisar de:
- 1 jardineira;
- 1 suporte para jardineira, ou mesmo uma prateleira de madeira reutilizada;
- terra preta;
- pedras ou argila expandida;
- mudinhas de sua preferência;
Passo a passo:
Coloque as pedras no fundo ou a argila expandida, e adicione um pouco da terra preta, depois coloque as mudinhas escolhidas.
Complete com as outras mudinhas e com a terra por cima das raizes, de modo que as mesmas fiquem firmes.
Utilizando uma furadeira, faça os furos na parede escolhida, ou peça para alguém fazer, e instale o suporte, ou mesmo as prateleiras, que podem ser de material alternativo, reutilizando pedaços de madeira ou MDF, que iriam para o lixo.
Aqui um exemplo de JARDINEIRA ECOLÓGICA, que também pode ser usada para fazer a horta. Com um pouquinho de paciência e criatividade, teremos uma horta vertical, ecologicamente correta. Além de saudável, fica lindo! Utilizando garrafas PET e prateleiras de madeira, essa parede feita de bambu dá um charme pra lá de especial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário